VALÉRIA ROCHA BRASIL

Psicóloga e diretora clínica do Instituto de Psicologia Rocha Brasil; Professora convidada do curso de terapia de família e casal do CEFATEF; Doutora em psicologia clínica pela PUC - SP; Mestre em psicologia clínica pela PUC - SP; Especialista no tratamento de dependentes de drogas com trabalhos efetuados em clínicas especializadas nacionais e internacionais; Curso de extensão em psicologia clínica e psicopatologia pela Université Lumiere de Lyon II ( França); Pós - graduada em psicoterapia sistêmica de casal e família pela PUC - SP; Especialista em psicoterapia psicodinâmica do adulto pelo Instituto Sedes Sapientiae; Autora do livro “Construção e desconstrução da dependência de drogas, do indivíduo a família” e de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais; Palestrante em diversos congressos e organizações; Co fundadora da Liga da Prevenção; Membro do ISSUP Brasil (Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias).

MARJORIE ROCHA BRASIL CARBONE

Diretora de Relacionamento e terapeuta do Instituto de Psicologia Rocha Brasil, Terapeuta Sistêmica de Família e Casal, Filiada à ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar) e APTF (Associação Paulista de Terapia Familiar), Psicóloga transpessoal pela Faculdade Vicentina - CLASI de Curitiba, Especialização em Terapias Narrativas pela INTERFACI, Formada em Economia pela PUC - SP (Pontifícia Universidade Católica), Pós-graduada em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing ), Diretora e terapeuta do CEAF - Centro de Estudos e Assistência à Família, Membro fundador da Clínica Social do Sistemas Humanos.

JOSÉ CARLOS DE ARRUDA

Médico formado pela Escola de Medicina F. T . E Souza Marques Rio de Janeiro em 1979. Especialização em medicina do trabalho pela União Social dos Camilianos de São Paulo desde 1982. Psiquiatra tendo realizado estagio no ano de 1985 na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Especialista no tratamento de dependentes de drogas e outros transtornos psiquiátricos. Curso de especialização em dependência química pela UNIFESP em 2007. Mais de trinta anos de carreira prestando serviços de atendimento clínico, na área de psiquiatria, coordenando ou dirigindo várias instituições públicas (responsável técnico pelo CAPS – ad/ Santo Amaro desde 2007) e privadas.Participação em diversos Eventos organizados por empresas, escolas e comunidades, ministrando palestras e workshops cujos temas estão relacionados à Dependência de drogas (Álcool, Tabaco e outras Drogas) e a saúde mental como um todo.

REGINA LUCIA DA COSTA ARAÚJO

Médica Psiquiátrica, com mais de 27 anos de experiência no tratamento de dependentes de drogas, esquizofrênicos, pânico, bipolaridade, depressão e outros transtornos psiquiátricos. Especialização pela Sociedade Paulista de Psicodrama. Experiência acadêmica como professora na Sociedade de Psicodrama. Residência em psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Vasta experiência em tratamentos ambulatoriais e internações, sendo médica psiquiatra em três Centros de Atenção Psicossocial e em uma Unidade Básica de Saúde, assim como, em Hospital Psiquiátrico. Atuou como psiquiatra em um importante projeto junto aos menores infratores da fundação do bem estar social.

MARIA ANTONIETA GRIMALDI

Psicóloga com experiência no atendimento clínico de adolescentes e adultos. Pós-graduada em psicoterapia sistêmica de família e casal pela PUC São Paulo. Grande experiência no tratamento de dependentes químicos e seus familiares em clínicas especializadas. Diversos trabalhos apresentados em congressos sobre temas relacionados a psicologia, terapia familiar e saúde mental.

MÁRCIA MARTINS DE MORAES

Psicóloga clínica. Pós-graduada pela USP em Terapia Cognitiva Comportamental. Atualização em Promoção da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP. Formação em Transtornos do Controle do Impulso pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HC-FMUSP). Especialista em dependência de álcool e outras drogas (incluindo tabagismo) com larga experiência em centros de tratamentos especializados em reabilitação, em regime de internação e ambulatorial. Experiência na implantação de Programas de Assistência aos Empregados, na área de Dependência Química, em empresas nacionais e multinacionais. Psicóloga colaboradora do Programa Ambulatorial do Jogo (PRO-AMJO)-IPq-HC-FMUSP, com enfoque na Qualidade de Vida. Voluntária na Associação Viver Bem.

FABRÍCIA ALVES DE FIGUEIREDO

Psicóloga com especialização em Psicologia Cognitivo-comportamental na UNIFESP - Hospital São Paulo (Escola Paulista de Medicina). Atende crianças, adultos e idosos. Experiência no trabalho com pessoas que apresentam transtorno alimentar, bipolar , ansiedade, fobias, Síndrome do Pânico, Stress pós-traumático, stress e distúrbios neurológicos. Orienta cuidadores e/ou familiares de pacientes com Alzheimer ou outras demências. Utiliza técnicas de psicoterapia cognitivo - comportamental, respiração diafragmática , meditação, estimulação de memória, aplica testes neuropsicológicos e outros.

NEIDE CRISTINA D. OGASSAWARA

Psicóloga com mais de 27 anos de experiência na prática clínica e vida acadêmica. Pós-graduação em Neuropsicologia; Psicopedagogia Clínica e Institucional e Psicologia Hospitalar. Aperfeiçoamento em Psico Oncologia e Cuidados Paliativos. Home Care para pessoas em internação domiciliar ou em cuidados paliativos. Especialista em Orientação Profissional. Experiência em Atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos na abordagem psicanalítica. Conhecimento das técnicas de Terapia Cognitiva Comportamental e Psicoterapia Breve. Experiência na área de Recrutamento e Seleção de Pessoal com aplicação de testes e entrevista por competência.

LILIAN OLGA WAISMAN

Psicóloga Clínica e Consultora Organizacional. Mais de 25 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Planejamento de RH, em Empresas Nacionais e Multinacionais. Prêmios recebidos relacionados a Projetos de Inovação; Motivação Interna; Performance de Equipes e Educação Continuada. Especialização em Psicanálise e Psicoterapia para Adolescentes e Adultos pelo NEPP - Núcleo de Estudos em Psiquiatria e Psicologia . Mestre em Reiki pelo Instituto Luz de SP. Especialização em Administração de RH pela FGV .MBA em Gestão Organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autora do capítulo - Planos de Incentivo, publicado no 2º Vol do Manual de Gestão de Pessoas e Equipes.

ERMINDA PONGILUPPI ALUANI

Psicóloga com experiência clinica e organizacional, especializada em Gerontologia Social pela Universidade São Paulo, USP, Pós graduada em Gestão de Saúde Pública pela Faculdade de Medicina, Campus Botucatu, Mestre em Liderança pela UNISA. Atua hoje com atendimento de adolescentes, adultos, idosos e consultoria. Experiência na área hospitalar e com programas de diagnostico Institucional e planejamento estratégico.

ROSE MICHELETTI

Psicóloga com mais de trinta anos de experiência na prática clínica e acadêmica; Pós graduada em psicologia da emergência, crise, violência urbana e catástrofes; Professora voltada ao suporte de atendimento psicológico para os marinheiros e defesa civil de Parati, Litoral norte de São Paulo e aos bombeiros do Guarujá; Conhecimentos de técnicas de terapia cognitivo-comportamental; Especialista na aplicação de instrumentos de avaliação psicológica direcionada aos aeronautas (ex: PFISTER e ATENÇÃO CONCENTRADA); Trabalhou trinta anos na VARIG e três anos na GOL Linhas Aéreas; Foi professora no projeto PRONATEC direcionado aos técnicos aeroportuários; Palestrante em Universidades e no mundo corporativo sobre psicologia de emergências e crises.

ANA MARIA LEMOS NIELSEN

Psicóloga com mais de 30 anos de prática clínica, vasta experiência com atendimento de adulto, casal e família, Psicodramatista, com especialização em Terapia Breve pelo Instituto Sedes Sapientiae e, Terapia Familiar Sistêmica, através da F&Z Assessoria e Desenvolvimento em Educação e Saúde, além da participação na Associação de Terapia Familiar. Carrega a Formação em Psicoterapia Psicanalítica pela Universidade de São Paulo-USP, o que fortalece os trabalhos clínicos. Atualmente é terapeuta familiar no CEAF, atua em consultório particular e no Instituto Rocha Brasil.

EDIMAR OTÁVIO BATISTA DA COSTA

Psicólogo Clínico, Especialista em Psicologia Hospitalar, Pós-Graduado pela Unisaopaulo com atuação no Hospital das Clínicas no Programa Estadual de Saúde Integral do Adolescente de São Paulo e Hospital Santa Paula. Terapeuta de Casal e Família Pós-Graduado pela UNIFESP com atuação na Unifac - Unidade de Intervenção e Estudos com Família e Comunidade. Consultor em Psico-Higiêne atuando em Centro de Acolhimento, Empresas e Serviços de Assistencia Social. Professor Universitário e Responsável por Supervisão de Atendimento Clínico e Monografias - Universidade São Marcos.

MARIANITA DO ROCIO XAVIER CRENITTE

Psicóloga clínica e consultora organizacional, com atuação no Brasil, Argentina e Chile. Mestre em Ciências da Religião e pós-graduada em Dinâmicas Corporais como Expressões Terapêuticas. Especialização em Administração de Recursos Humanos pela F.G.V - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – SP, Psicoterapia Junguiana e Arteterapia pelo Instituto SEDES SAPIENTIAE. Especialista em Liderança e Inteligência Emocional – CASE WESTERN RESERVE UNIVERSITY – USA e em Psicologia da Moral – YALE UNIVERSITY – USA. Membro do NeuroLeadership Institute: instituição voltada a aplicação de neurociências aos processos de Liderança e Coaching (Certificação Internacional) - AUSTRÁLIA. Practitioner / Master em N.L.P pelo Southern Institute of Neuro Linguistic Programming – USA. Larga experiência em DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, ANÁLISE DE CULTURA e em “CONSTRUÇÃO DE TIMES DE TRABALHO”. Especialista em atendimentos individualizados de COACHING e COUNSELLING. Profundos conhecimentos e atuação na condução de WORKSHOPS VIVENCIAIS e COMPORTAMENTAIS. Atuação em psicoterapia individual e de grupo, situações de Stress, stress pós-traumático, BURN-OUT, luto e Intervenção em Manifestações Psicossomáticas. Palestrante na Área Organizacional e Clínica.
Cursos de aperfeiçoamento: THE ADDICTED BRAIN – EMORY UNIVERSITY; THE SOCIAL CONTEXT OF MENTAL HEALTH AND ILLNESS - UNIVERSITY OF TORONTO; BIOETHICS - GEORGETOWN UNIVERSITY; FUNDAMENTAL ASPECTS OF NEUROSCIENCE – HARVARD UNIVERSITY; NEUROECONOMICS – HOW THE BRAIN MAKES DECISIONS – HIGHER SCHOOL OF ECONOMICS; A BRIEF HISTORY OF HUMANKIND – HEBREW UNIVERSITY OF JERUSALEM.

IVANILDO DE ANDRADE

Psicólogo, Especialista em Saúde Pública, Counselling em Dependência Química - UNIAD – Unifesp, Especialização em Gestão Pública - Unifesp (cursando), Aprimoramento em Dependência Química – Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de extensão em “Saúde Mental: Uma Prioridade Global” pela Universidade de Edimburgo, Consultor em Implantação de Programas de Qualidade de Vida nas Empresas e Saúde Corporativa, Programa de Gestores do Terceiro Setor – Senac-SP. Treinamento em Psicooncologia – PADDAC – UnG. Criação, desenvolvimento, implantação e Gestão da Clínica Psicológica do Instituto de Educação e Tecnologia Vale do Ribeira (INVAR). Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da APS Santa Marcelina.(2012-2014), Tutor em EAD da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da APS Santa Marcelina (2012-2014), Ex-Coordenador do Projeto Social FAÇA-SE na Comunidade Católica Anawim, Ex-Diretor da CCEV (Terceiro Setor).

HELOÍSA ANTIORI

Psicóloga Clínica e Educacional. Com Formação em Psicanálise e Pós - Graduação em:
- Psicossomática; Psicopatologias Contemporâneas; Dependência Química; Psicanálise do Adolescente... todos os cursos realizados no Instituto Sedes Sapientiae; Mediação pela BG Mediação Interdisciplinar S/C Ltda; Psicoterapia Breve pelo Instituto Médico e Psicológico de Campinas; Latu Sensu em Psicoterapia Psicanalítica pela PUCCAMP; PNL (Programação Neurolinguística) na Faculdade de Ciências da Saúde; Psicologia do Desenvolvimento na ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil); Contribuições da Psicanálise para a Relação Professor-Aluno no Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida; Atuação como Consultora Organizacional desenvolvendo trabalhos na área de Coaching, Feedeback e Qualidade no Atendimento a Clientes.

ANDRÉ BROOKING NEGRÃO

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Residência médica em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Doutorando do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Visiting Associate do National Institute of Mental Health, NIH. Foi coordenador dos ambulatórios de crack e cocaína da UNIAD e do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do IPq-HCFMUSP (GREA). Consultor em dependências de drogas do programa 'Que droga é essa?'.

SANDRA REGINA BARBOSA SANTANA

Psicóloga com experiência na área clínica atendendo crianças, adolescentes e adultos com diversos transtornos mentais. Especialista no trabalho de Orientação Vocacional e Orientação de Pais. Abarca amplos e sólidos conhecimentos na área de Recursos Humanos, prestando serviços para grandes empresas.

RENATA MENENDEZ DE PAULA

Psicóloga Clínica com Formação em Psicanálise pelo Instituto da Psicanálise Lacaniana, Introdução a Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientae, Pós Graduanda em Teoria, Técnicas e Estratégias Especiais em Psicanálise pela Universidade de São Paulo. Atendimento no consultório com crianças, adolescentes e adultos. Atuação com trauma de trânsito e medo de dirigir. Prestação de serviços na área de Recursos Humanos como: Avaliação e Mapeamento de Potencial, Avaliação Psicológica, Clima Organizacional, Recrutamento e Seleção de Pessoal.

LEDA FLEURY

Psicóloga, com mais de vinte anos de prática clínica, trabalhando com adultos, casais, famílias, grupos e Workshops. Experiência no tratamento de dependentes químicos e seus familiares. Pós – graduação em Terapia sistêmica de Familília e Casal pela PUC São Paulo. Mestrado em Psicologia Clínica na PUC São Paulo. Formação em Terapia Comunitária pela INTERFACI- SP, em Danças Circulares pela TRION- SP, em Cadeias Musculares, por Ivaldo Bertazzo, Massagem Profunda Senso-Perceptiva pelo Método Marchevisky e em Psicoterapia Junguiana Coligada a Técnicas Corporais por Petho Sandor. Desenvolveu um método que mescla dança, movimento e expressão corporal à Psicoterapia. Presidente da ANEXA- Associação de Alunos do Núcleo de Família e Comunidade da PUC SP ( NUFAC).

MÁRCIA APARECIDA GODOY

Acompanhamento nutricional específico em geriatria, obesidade, gestantes e adolescentes, individual e grupos. Personal Diet, atendimento e acompanhamento especializado. Reeducação Alimentar. Avaliação dos hábitos alimentares. Elaboração de cardápios. Diversos trabalhos apresentados em congressos sobre temas relacionados à adolescência. Autora do livro Nutritivos e Saborosos de Adolescente para Adolescente editado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Nutricionista do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo.

ALAÍDE ESPINHEL DE JESUS

Psicóloga Clínica, Especialista em psicologia da Educação na Saúde Pública Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Pós graduação em Dependência Química pela Escola Paulista de medicina(UNIFESP/UNIAD). Formação em Terapia Familiar e de Casal (Abordagem Sistêmica)na Laços – Núcleo de Estudos e Reciclagem da Família. Atuação constante na vida acadêmica como professora titular do curso de psicologia em diversas Universidades (Universidade Paulista de Bauru). Participação como membro atuante do Fórum Municipal de Prevenção de Álcool e outras Drogas em Botucatu. Prestação de serviços de consultoria, supervisão, coordenação e orientação familiar em diversas comunidades terapêuticas direcionadas ao tratamento de dependentes de drogas. Responsável pela coordenação do grupo “Mães da Saudade” (Grupo de Apoio às Mães que perderam filhos em função de consumo de drogas). Ministra Palestras informativas com temáticas diversificadas (relacionadas à saúde emocional) em várias Entidades e em veículos de comunicação. Publica artigos contendo temas variados com propósito de conscientização,orientação,reflexão e prevenção sobre temas ligados a psique humana e as relações familiares.

HIRAM EDUARDO RAVACHE PINTO

Psicólogo clínico com mais de vinte anos de experiência na prevenção e tratamento de dependentes de álcool, outras drogas e diversos transtornos mentais. Trabalha em clínica de internação feminina (Sócio da Clínica Vale Verde) e ministra diversas palestras relacionadas ao tema de dependência de drogas e saúde mental. Psicoterapeuta de adultos para a organização e melhora da qualidade de vida dos mesmos nas áreas sociais, familiares e profissionais.

GABRIELA PEDROSO MOURÃO DE MELLO

Psicóloga com mais de quinze anos de experiência Clínica. Atende criança, adolescente, adulto, família e casal. Pós graduação em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Sólida vivência em atendimento psicoterápico sob o enfoque psicanalítico. Realização de diversos cursos de aprimoramento e grupos de estudo em Psicanálise. Experiência na área de Psicologia Organizacional, com atuação em RH de empresas e consultorias.

THIAGO VENDRAMINI

Psicólogo graduado pela PUC-SP. Experiência internacional no atendimento de pacientes com necessidades especiais e transtornos psiquiátricos em regime residencial – “Casa de Santa Isabel – Instituto de Pedagogia Curativa e Socioterapia, Portugal”. Especialista em Dependência Química pelo GREA-USP, grupo vinculado ao instituto e departamento de psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP– IPQ. Ampla experiência como Acompanhante Terapêutico na área da Dependência Química. Especialista em Terapia de Família e Casal pelo COGEAE- PUC-SP. Pós Graduando em Psicodiagnóstico na Prova de Rorschach.

ANA CAROLINA WESTPHAL GUITTI

Psicóloga, Pós-graduada em psicoterapia sistêmica de casal e família pela PUC-SP. Mestre em neuro-ciência pela Unifesp – concluído em 2007. Especialista em dependência de drogas (incluindo tabagismo) e Mestre em Neurociência pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, Psicóloga e Pesquisadora da Unidade de Tratamento das Epilepsias (UNIPETE) no Departamento de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Treinamento nos Estados Unidos em prevenção de drogas e apresentação da pesquisa de mestrado em Bethel-Cleveland Clinic Epilepsy International Symposium em Bielefeld, Alemanha.

MOHINE ARMELIN

Psicóloga com experiência clínica e organizacional, graduada pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista) em 2008, pós-graduada em Gestão de Pessoas pelo Mackenzie, cursos de aperfeiçoamento em Psicodrama e Orientação Profissional, cursando especialização em Terapia Familiar e de Casal pela CEOAFE. Especialista em Professional & Self Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e Instituto Brasileiro de Coaching. Experiência em atendimento clínico de adolescentes e adultos.

Instituto Rocha Brasil